domingo, 30 de outubro de 2011

O que o distancia dos seus sonhos?


Pode acontecer que saiba claramente quais são as coisas que mais deseja na vida mas que, pelas mais variadas circunstâncias, esteja muito longe de as conseguir obter. Se assim for, importa saber quais os motivos para esse distanciamento.

Assegure-se da possibilidade de se estar a focalizar nas coisas que não deseja ou nas razões pelas quais não pode obter determinada coisa. Quando nos focalizamos naquilo que não desejamos, estamos a reforçar a continuidade desse estado de coisas e a afastar-nos daquilo que na realidade pretendemos. Assim, a solução estará em focalizar-se naquilo que quer e no que pode fazer para obter o que quer.

A função da mente é a de pensar mas quem escolhe o que pensamos somos nós. O seu futuro depende da soma dos seus pensamentos de hoje, por isso escolha pensamentos que o motivem e impulsionem no caminho que precisa seguir para ser bem-sucedido. Não alimente notícias negativas dos órgãos de comunicação social, intrigas ou conversas fúteis. Focalize-se em melhorar como ser humano, em suplantar-se, em dar o melhor de si próprio, em fazer a diferença.

Poderá também acreditar que não conseguirá nunca obter o que pretende, ou porque não se acha merecedor ou porque não se acha capaz. Em qualquer um destes casos, estará a ser o seu maior inimigo e a impedir-se a si próprio de obter o que deseja. Procure formas de reverter estas crenças negativas. Trabalhe a sua autoestima, cure o seu passado se for caso disso. É preciso que acredite em si próprio e nas suas capacidades.

Por outro lado, o problema poderá simplesmente residir no facto de não estar a tomar ações específicas para criar a vida dos seus sonhos. Aquilo que quer está lá, num futuro longínquo, e você protela infinitamente o momento de decidir o quer fazer para se aproximar desse futuro. Diz sempre para consigo próprio: “Amanhã vai aparecer uma forma, as coisas vão mudar”. Mas o amanhã será sempre igual ao dia de hoje, se você não tomar nenhuma ação nesse sentido.

É preciso que tome a decisão de procurar alternativas que o conduzam à mudança que pretende. Procure seguir os seguintes passos:

  • Pense em todas as alternativas possíveis para conseguir obter o que quer;
  • Veja com atenção quais os prós e os contras de cada alternativa;
  • Escolha a alternativa mais prazerosa e fácil de seguir.

Decida-se a tomar as ações necessárias e caminhe em frente, focalizando-se nas suas metas. Independentemente de qual seja a razão que o mantém distanciado do que deseja, tudo pode ser superado. Basta que tome consciência que o futuro está nas suas mãos e que se disponha a tomar os passos necessários.


**Sinta-se à vontade para partilhar este artigo no seu blog, site ou newsletter. Se o fizer, por favor inclua o nome do autor e um link a este site**

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não a obras Derivadas 2.5 Portugal.


Sem comentários:

Enviar um comentário