sábado, 8 de outubro de 2011

A importância de estar no lugar certo


Independentemente dos objectivos que possamos ter em mente, existem alguns factores que nos poderão ajudar a alcançá-los. Um deles é certamente saber colocar-se no lugar certo.


Da mesma forma que não se consegue pescar um peixe se não se estiver perto do mar ou do rio, muito naturalmente não se conseguirá realizar determinado objectivo se não se estiver no lugar certo. E o que é o lugar certo? O lugar certo é todo aquele que pode oferecer-nos oportunidades para realizar aquilo que queremos.

Imaginemos que o Pedro tinha como objectivo ser cantor. Será razoável afirmar que não lhe bastaria ter talento e ficar em casa a cantar em frente ao espelho, imaginando estar a cantar para um vasto público. A não ser que no seu prédio morasse alguém relacionado com o mundo da música que apreciasse os seus dotes vocais e se dispusesse a promove-lo, o melhor seria procurar por oportunidades. Obviamente, a par do talento natural, seria imprescindível muito treino e dedicação, efetuar exercícios para fortalecer o diafragma, procurar ter conhecimento dos seus limites vocais, entre muitos outros requisitos. Mas, para que oportunidades de evolução musical pudessem ocorrer, seria sem dúvida importante colocar-se no local certo. O local certo para o Pedro poderia passar por frequentar uma escola de música, inscrever-se no coro da escola ou de uma igreja, procurar por eventos de promoção vocais. Todos os locais em que pudesse expressar e cultivar o seu talento seriam os locais certos para o Pedro.

Não acredite que para se alcançar qualquer coisa na vida é necessário ter sorte. A verdade é que na maior parte das vezes nós somos os causadores da nossa sorte ou da ausência dela. Não podemos ficar deitados à espera que as oportunidades venham ter connosco. É fundamental que nos disponhamos a lutar pelo que queremos e que procuremos a maior proximidade possível às oportunidades que necessitamos.

Algumas questões que poderá querer colocar-se:

  • Está no lugar certo, no lugar que lhe pode oferecer oportunidades de realizar o que pretende?
  • O que tem feito ou pode fazer para se colocar numa posição capaz de lhe trazer “a sorte” que merece?
  • Existe algum conhecimento que possa adquirir ou competência que possa desenvolver que o capacite a promover as oportunidades que necessita?
Não se esqueça que nada se faz sem esforço. Quando estiver no lugar certo, continue a trabalhar para se tornar cada vez melhor. Faça-se rodear de companhias que o possam motivar a seguir em frente, tenha a humildade de perceber o muito que tem e terá sempre a aprender. As oportunidades acabarão por surgir com o tempo e, quando assim for, não se dê ao luxo de as desperdiçar.



**Sinta-se à vontade para partilhar este artigo no seu blog, site ou newsletter. Se o fizer, por favor inclua o nome do autor e um link a este site**


Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não a obras Derivadas 2.5 Portugal.


Sem comentários:

Enviar um comentário