domingo, 14 de agosto de 2011

Precisa de uma mudança na sua vida?


Se bem que aparentemente possa estar acomodado na vida, a verdade é que a maioria de nós aspira a algo mais profundo e significativo. Muitas pessoas têm tudo o que seria expectável para ser feliz e, contudo, sentem que lhes falta alguma coisa que não conseguem identificar.

Uma carreira profissional bem remunerada, uma casa, um casamento e família, não são por si só sinónimo de felicidade. Apesar de termos sido educados para procurarmos ser bem-sucedidos materialmente, a verdade é que a nossa felicidade está intimamente ligada à nossa harmonia interior.

Nem sempre é fácil obter a percepção quanto à necessidade de efectuar uma mudança. E muitas pessoas dizem-me já ser velhas para efectuar uma mudança de vida que traga significado. Eu acredito que estamos sempre a tempo de aprender e de mudar, se for essa a nossa intenção, independentemente da idade que tenhamos. O mais difícil é saber em concreto o que é necessário mudar.

Para ajudar nessa definição, sugiro que pegue num papel e tente responder às questões abaixo.


  • Sinto-me confortável com o que estou a fazer actualmente? Estou realizado em que medida? E em que medida não o estou? 
  • Estou contente com o que consegui realizar até hoje?
  • Fiz o suficiente por mim próprio? 
  • Qual o máximo a que poderei aspirar na vida? Tenho potencial para o conseguir?
  • O que quero realmente? O que me motiva?

Desenvolvimento pessoal não se trata unicamente de empreender uma mudança física ou psicológica, seja ela qual for. É antes de mais uma tomada de consciência profunda que nos impele a evoluir e dar o máximo de nós próprios.

Lembre-se que poderá vir a ser tudo a que se venha a propor. Caso tome consciência que é necessária uma mudança para que a sua vida tenha significado, disponha-se a clarificar e a tomar as acções necessárias para levar a cabo essa mudança.



**Sinta-se à vontade para partilhar este artigo no seu blog, site ou newsletter. Se o fizer, por favor inclua o nome do autor e um link a este site**


Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não a obras Derivadas 2.5 Portugal.



Sem comentários:

Enviar um comentário