sábado, 26 de fevereiro de 2011

Utilizar as Questões correctas

Pode ter a certeza que sempre que colocamos uma questão a nós próprios, mais tarde ou mais cedo obtemos uma resposta. O desafio reside sem dúvida em saber utilizar as questões correctas, aquelas cujas respostas nos motivam e nos colocam na rota daquilo que mais desejamos.

Seguidamente indicam-se algumas questões que pode usar para reflectir e se manter focalizado no sucesso. Como sugestão, poderá escolher até seis questões. Se preferir, pode optar por trabalhar uma única questão por dia ou mesmo por semana. Anote essa questão ou questões numa folha de papel e coloque o papel num sítio estratégico ou em vários sítios estratégicos. Pode ser num local vísivel da sua secretária, no computador, no espelho da casa de banho, no painel do automóvel, na mesa onde costuma tomar o pequeno-almoço, em suma num local que desperte a sua atenção. Rapidamente irá aperceber-se que memorizou essas questões e vai começar a usá-las para filtrar o que realmente é mais importante para si.


Questões para reflexão:

  • Quais as coisas mais importantes que necessito fazer hoje?
    (Seja o que for, faça-o em primeiro lugar. As tarefas que se guardam para mais tarde correm o risco de acabar por não ser realizadas).
  • Estou a usar o meu tempo da forma mais correcta neste preciso momento?
  • O que é que posso retirar da minha lista, delegando ou simplesmente eliminando por não ser tão importante assim?
  • Como posso eliminar as distracções que vão inevitavelmente ocorrer durante o dia?
    (Seguem-se alguns exemplos: Precisa mesmo abrir todos os e-mails que chegam ao seu computador? Precisa mesmo digerir toda a informação com que é constantemente bombardeado? Precisa mesmo fazer e receber todas as chamadas telefónicas que acabam por tomar parte significativa do seu tempo? Precisa mesmo de pausas tão longas para tomar café?)
  • O que é mais importante na vida para mim neste preciso momento?
  • Se o mundo fosse terminar no espaço de um ano, o que estaria eu a fazer agora?
  • Quais são os meus três principais objectivos?
  • O que posso fazer hoje que me aproxime da realização desses objectivos?
  • Qual é a pessoa com quem posso aprender alguma coisa inspiradora durante o dia de hoje?
  • Qual é a pessoa a quem devo estar grato?
    (Agradecer a alguém por nos ter transmitido alguma coisa valiosa faz-nos sentir bem connosco próprios e motiva a outra pessoa a continuar a mesma linha de acção).
  • Que coisas tenho na vida das quais estou grato?
  • Quem precisa do meu amor e dedicação durante o dia de hoje?
  • Como posso ajudar alguém hoje?
  • Como posso tornar o dia de hoje valioso para mim e para os outros?
  • Que rotinas benéficas podem ser iniciadas hoje?
  • E que maus hábitos podem ser erradicados desde já?
  • O que tenho andado a evitar que possa fazer hoje?
  • O que posso fazer para diminuir ou mesmo acabar com o stress do meu dia?
  • O que posso fazer para ser uma melhor pessoa?
  • O que posso fazer para transformar energia negativa em energia positiva?
  • Como posso escolher ser feliz a partir deste preciso momento?

**Sinta-se à vontade para partilhar este artigo no seu blog, site ou newsletter. Se o fizer, por favor inclua o nome do autor e um link a este site**


Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não a obras Derivadas 2.5 Portugal.



Artigo publicado em http://www.webartigos.com/ em 19/10/2009

Sem comentários:

Enviar um comentário