domingo, 9 de janeiro de 2011

Projectos de Novo Ano


No início de um novo ano, poucos de nós resistem à tentação de firmar novos projectos. Feito o balanço em relação ao ano que passou, esta é a altura escolhida para planear mudanças efectivas de vida. Poderá querer emagrecer, fazer mais exercício físico, iniciar uma dieta mais saudável, iniciar um negócio, encontrar um relacionamento harmonioso, mudar de casa – as opções são inúmeras.


Infelizmente, tenho de lhe dizer que as estatísticas indicam que a maior parte dos propósitos acaba por não vingar, sendo colocados de parte passado pouco tempo. Para que os seus sonhos para 2011 não venham a fazer parte dessas estatísticas, deixo-lhe algumas directrizes:

  • O que é que pretende em concreto? Escreva num papel o que realmente quer alcançar.
    O seu propósito deve ser claro para si. Visualize claramente esse objectivo. 
  • Alguém será prejudicado se alcançar esse objectivo? Em caso negativo, siga em frente com renovada energia.
  • É de facto importante para si concretizar esse objectivo?
    É necessário que deseje ardentemente alcançar esse objectivo. Para testar a intensidade do seu desejo, imagine a sua vida sem ter alcançado esse objectivo e depois imagine a sua vida tendo-o alcançado.
  • Tem de acreditar que vai alcançar esse objectivo. Tem de ter fé.
  • Tem de firmar um compromisso consigo próprio de nunca desistir, aconteça o que acontecer. Certamente irão surgir obstáculos mas nunca deverá ceder à ideia de desistência.
  • Que alternativas estão à sua disposição para atingir esse objectivo? Escreva todos os passos que são necessários para atingir o que pretende. 
  • Onde estará quando atingir o objectivo? Visualize o local com todos os pormenores. Como será o ambiente ao seu redor? Quem estará presente? 
  • Qual é o prazo que determina para a concretização desse objectivo? Escreva num papel a data em que pretende que o objectivo esteja concluído.

Tenha em mente que não basta escrever uma lista de intenções para o novo ano. Para cada intenção é preciso estabelecer um Plano de Acções. No final terá sempre que agir e lutar pelos seus sonhos. Sem acções específicas, os seus objectivos não passam de meros desejos.

**Sinta-se à vontade para partilhar este artigo no seu blog, site ou newsletter. Se o fizer, por favor inclua o nome do autor e um link a este site**



Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não a obras Derivadas 2.5 Portugal.

1 comentário: