sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Como criar mudanças efectivas


É frequente termos a percepção que nos falta qualquer coisa para ser feliz ou mesmo que a nossa vida se encontra completamente às avessas daquilo que deveria ser. Sabemos interiormente que precisamos mudar alguma coisa, às vezes precisamos mesmo mudar tudo, mas não sabemos por onde começar para criar mudanças significativas.

Se se identificou com o que acabei de escrever, sugiro que reserve algum tempo para reflexão pessoal. Sente-se confortavelmente num local tranquilo, assegurando-se que não será interrompido durante o processo. Pegue num bloco e numa caneta e considere a seguinte linha condutora:

  • Clarifique os seus objectivos
    É necessário que clarifique ao pormenor aquilo que pretende obter. Escreva tudo o que lhe vier à cabeça, por mais inacessível que possa parecer. O objectivo será definir claramente as coisas ou circunstâncias que trariam significado para a sua vida. O que lhe daria energia e razões para saltar da cama de manhã mal o despertador tocasse?
    Quando terminar, coloque também no papel tudo o que não aceita mais na sua vida. Podem ser situações ou mesmo comportamentos, seus ou de outros, que não está mais disposto a viver. É importante que coloque limites. Determinadas circunstâncias ou atitudes que tem vindo a tolerar poderão estar a bloquear o seu progresso e a afastá-lo das mudanças que pretende realizar.
  • Liberte-se de todas as crenças limitadoras
    Desenvolva um senso de certeza quanto ao facto de que é possível e irá mesmo proceder a mudanças efectivas na sua vida. É fundamental que acredite nas suas potencialidades e que reforce a convicção que tem o poder suficiente para alterar tudo aquilo a que se dispuser.
    Nos primeiros tempos, a sua mente irá criar resistências a qualquer mudança. Poderá dar por si a ter pensamentos negativos, do tipo: “Não vou ser capaz!”; “As coisas se calhar não estão assim tão mal e não preciso fazer mudanças nenhumas.”; “E se depois as coisas ainda ficarem piores do que estão?”; “E se isto não resultar?”.
    Tudo o que precisa fazer é libertar-se desses pensamentos negativos, dessas crenças. Esforce-se por adquirir a certeza que quer e pode alterar a sua vida para melhor. Trata-se de substituir os pensamentos negativos por outros positivos, do tipo: “Eu sou capaz!”; “Eu mereço ter a vida que defino para mim!”; “Tudo vai correr bem”; “Sei que a minha vida vai mudar para melhor”.
  • Altere a sua estratégia
    Não se esqueça que fazer as mesmas coisas é sinónimo de obter os mesmos resultados. Pelo contrário, acções diferentes produzem resultados diferentes. Assim, é preciso tomar acções que facilitem as mudanças que pretende trazer para a sua vida. Se determinada estratégia não oferece bons resultados, então vá procedendo aos ajustes que entenda necessário, até se assegurar que está no caminho correcto.

Se seguir estes simples passos, estará na posição de proceder com sucesso a mudanças significativas na sua vida. Lembre-se que não há que ter medo das mudanças, pelo contrário há que ter medo da estagnação. Lutar por uma vida melhor sempre foi e sempre será inerente ao ser humano. Pronto para a mudança?


**Sinta-se à vontade para partilhar este artigo no seu blog, site ou newsletter. Se o fizer, por favor inclua o nome do autor e um link a este site**


Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não a obras Derivadas 2.5 Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário