segunda-feira, 5 de julho de 2010

Rituais de Meditação

Vamos considerar por rituais o uso continuado de hábitos ou rotinas que ajudem a estabelecer a prática da meditação em si. O objectivo principal dos rituais é o de incentivar um determinado estado de espírito. Durante uma sessão de meditação, estes podem ajudar a ordenar as ideias e a aumentar a motivação para a prática.

Poderá começar por criar um espaço confortável em sua casa para a prática da meditação. Caso tenha o privilégio de possuir uma casa grande, a opção ideal seria mesmo reservar uma pequena sala unicamente para esse fim. Poderia preparar o espaço, decorá-lo com quadros e figuras alusivas ao tema, enfim, tornar essa dependência no seu templo privado. Caso isso não seja possível, o que é mais comum que aconteça nos dias de hoje, deve simplesmente escolher um espaço confortável na área mais tranquila da sua casa. O mais importante é que faça com que a prática da meditação ocorra sempre no mesmo sítio. Procure também reservar sempre as mesmas horas.

Escolha um sofá, poltrona, cadeira, almofada ou manta para se sentar. Procure não utilizar estes objectos para outros fins que não a meditação. A sua mente criará uma relação especial de associação, a qual será positiva para desenvolver um bom hábito de meditação. Assim que utiliza esse assento, a sua mente irá serenar por si só e preparar-se para o exercício da meditação. Algumas pessoas personalizam uma almofada, bordando-a ou enriquecendo-a com motivos especiais e transportando-a consigo sempre que se deslocam para outros locais. Poderá ser suficiente reservar um tecido especial para colocar sobre o assento.

Poderá também gostar de ter por perto certos objectos que funcionem como auxiliares. Pode acender velas ou incenso, aquecer óleos essenciais para libertar um aroma específico ou fazer soar uma campainha no início da meditação. Há quem utilize música calma e relaxante ou de teor religioso. Poderá também proceder à leitura de Salmos ou a passagens da Bíblia, para ajudar a criar esse ambiente propício à meditação. As escolhas são variadas e devem ser ajustadas às preferências de cada um.

Funcionará também como ritual o facto de usar roupa específica e exclusiva para as sessões de meditação. Poderá, por exemplo, reservar uma túnica confortável de algodão, de tons claros à sua escolha. Há quem utilize ornamentos especiais, tais como colares, pulseiras ou anéis. Mais uma vez, o critério depende das preferências de cada um. O que é importante é que se sinta confortável e que os rituais escolhidos sirvam de suporte e motivação para obter o máximo do exercício de meditação.


Sem comentários:

Enviar um comentário