domingo, 20 de junho de 2010

Desenhar o seu Futuro






Para que possamos melhorar qualquer área da nossa vida devemos começar pelo fim, ou seja, definir como queremos que as coisas fiquem no final do processo. Assim, é imperativo que criemos uma visão clara e concisa daquilo que queremos ser ou atingir.

É muito importante que sejamos capazes de visualizar o cenário que pretendemos. Todas as pessoas que atingiram qualquer tipo de sucesso tiveram uma visão clara daquilo que queriam alcançar. Sem essa visão seremos como navios à deriva no oceano, sem rota nem destino definidos.

Assim, é fundamental que elabore um plano que lhe trace uma meta digna de si e das suas qualidades e apetências. Para isso, precisa em primeiro lugar saber o que quer, e seguidamente investigar quais as possibilidades existentes e tomar as decisões adequadas. Esse plano funciona como o roteiro de uma viagem ou o projecto de uma casa.

Visualizar o futuro é uma das chaves para alcançar sucesso em qualquer área da sua vida. Para o fazer, feche os olhos e visualize o cenário final daquilo que gostaria de ser ou de obter. Proceda à criação da sua própria história, como se estivesse a criar a trama de um filme. Estabeleça detalhes de acontecimentos específicos que gostaria que ocorressem. Será a partir desses pormenores que mais tarde serão definidos os passos que o conduzirão até esse fim que idealiza. Tome nota do seguinte:

  • O que está a acontecer?
  • Onde se encontra, qual o seu meio envolvente?
  • Quem está presente na acção?
  • Como se sente?

Pergunte-se o que poderá ser feito em termos de acção para alcançar esse futuro que idealiza. Investigue todas as possibilidades que lhe permitam atingir essa meta.

A título de exemplo e para que lhe sirva de referência, considere alguém que tenha o sonho de ser médico. Então, começando pelo fim, essa pessoa visualiza o seu consultório e visualiza-se exercendo a profissão, com todos os pormenores que lhe ocorram. Poderia visualizar um cliente a entrar para ser observado, a sua intervenção clínica e o receituário que indicaria ao seu paciente. De seguida, verificava como se sentia em relação a esse cenário que tinha acabado de visualizar. Se concluísse que essa meta era de facto importante para si, partiria de seguida para o estabelecimento de um plano de acções. Para o fazer, necessitaria determinar quais os passos conducentes a esse futuro atraente.
  • Necessita de ter competências e formação específica? - No caso do nosso médico, seria necessário obter um curso especializado em medicina e depois possivelmente algumas especializações. Assim, o primeiro passo óbvio seria obter informações das Faculdades que ministram esse curso e, de seguida, escolher aquela que fosse mais adequada e lhe garantisse as melhores saídas profissionais.
  • Será que para isso necessita de financiamento? - Em caso positivo, teria de procurar as alternativas de empréstimo mais sensatas, quer familiares quer de entidades bancárias.
  • Necessitaria de viver temporariamente numa outra localização geográfica? - Nesse caso, teria de procurar alternativas para alojamento, considerar os respectivos gastos, etc.
  • Finalmente, teria de desenvolver as acções necessárias à prossecução do objectivo, nomeadamente estudar e esforçar-se para concluir o curso.

Esta seria a 1ª meta do seu objectivo. De seguida viriam outras metas, como por exemplo procurar instalações para abrir o consultório médico ou candidatar-se a exercer em hospitais ou clínicas. Caso optasse por abrir o consultório, precisaria decorar o ambiente, procurar sócios, parcerias ou assistentes, tratar do marketing, etc. Está a ter uma ideia de como se desenvolve todo o processo?

Finalmente e como sugestão, sugiro-lhe que pense em pessoas que conhece ou que sabe que triunfaram na área específica que pretende e coloque-se as seguintes questões:

  • Que competências, qualidades ou atributos têm essas pessoas que lhe faltam a si? Como poderá adquirir essas competências, qualidades ou atributos?
  • Como é que essas pessoas vivem? Como triunfaram? Como comunicam? O que fazem de específico que provoca a sua admiração?

Sem comentários:

Enviar um comentário