terça-feira, 15 de junho de 2010

Criar Sentimentos de Prosperidade



É um facto incontornável que somos fortemente atraídos por desgraças e desastres. Nunca lhe aconteceu passar por um acidente de automóvel e ter de enfrentar uma longa fila de trânsito, simplesmente porque toda a gente resolveu parar para “ter uma imagem” do desastre? Existe uma espécie de atracção colectiva por cenas de negatividade. Acresce que, por sermos portugueses, carregamos toda uma herança de pessimismo e fado, o que não contribui de forma nenhuma para aligeirar o cenário.

Infelizmente, esta tendência tem repercussão em todas as áreas da nossa vida. Com bastante frequência preocupamo-nos antecipadamente com percalços que ainda não aconteceram e que nem virão sequer a acontecer. O problema é que isto nos mantém focalizados em coisas inúteis que nos retiram o poder e a energia. No final, resta-nos uma sensação de frustração, desmotivação e cansaço.

Para criar sentimentos de prosperidade, precisa treinar-se a desviar a sua atenção de toda a negatividade e simplesmente focalizar-se em abundância e paz de espírito. Isto não quer dizer que vá queimar as facturas que tem por pagar ou que entre num processo de alienação, recusando-se a enfrentar a sua actual realidade. Quer apenas dizer que precisa libertar-se de preocupações excessivas com os desafios que enfrenta na sua vida. Precisa também de procurar rodear-se de pessoas positivas e simplesmente ignorar as que são conflituosas, intriguistas e mesquinhas.

Enquanto focaliza a sua atenção no sucesso e prosperidade, é importante que conscientemente retire a sua atenção de exemplos de carência e perda, tanto na sua vida pessoal como no ambiente geral que o rodeia.

Em todas as situações problemáticas da sua vida, coloque-se as seguintes questões:

  • Existirão outras perspectivas para melhorar ou mesmo alterar esta questão?
  • Está ao meu alcance eliminar este problema?
  • Posso pedir a ajuda de alguém para ultrapassar esta questão?

Em caso positivo, simplesmente faça o que for necessário. Não deixe para o dia seguinte e passe de imediato à acção.

Caso não esteja nas suas mãos reverter o problema, simplesmente faça por se focalizar em aspectos positivos. Evite desperdiçar o seu tempo em memórias infelizes do passado ou preocupações com o futuro. Seja proactivo e mantenha-se focalizado naquilo que quer da vida e não naquilo que não quer. Faça por criar sentimentos de prosperidade e realização. Tome atenção de todas as coisas boas que já tem na sua vida e sinta-se grato por isso. A mudança virá depois por si, reflectindo a sua nova condição interior.

Sem comentários:

Enviar um comentário