sábado, 27 de março de 2010

Encare Os Problemas Como Desafios


Todos nós somos confrontados com problemas e dificuldades. É natural que assim seja pois nem sempre o que desejamos é fácil de obter. É preciso lutar pelas coisas que são importantes para a nossa realização como seres humanos ou que simplesmente nos colocam um sorriso no rosto e garantem que a nossa existência vale a pena. Nesse contexto, é necessário que saibamos encarar os obstáculos com optimismo e até como uma oportunidade de crescimento e evolução.

Há pessoas que querem muito determinada coisa mas acabam sempre por desistir se surgem dificuldades. Ao esbarrarem com obstáculos, convencem-se a si próprias que isso significa que o caminho que estavam a tomar não é o correcto ou então que aquela não é a altura adequada. Acabam resignando-se à mediocridade do facilitismo, adiando sistematicamente aquilo que poderia mudar as suas vidas para melhor.

Caso se reveja um pouco nesta descrição, não desanime. Está sempre a tempo de mudar de atitude. Eis alguns passos que lhe poderão servir de ajuda.

  1. Não escute e evite as pessoas que lhe dizem que não conseguirá fazer determinadas coisas. Nunca se deixe persuadir que algo é difícil ou impossível de obter. Em vez disso, faça por se rodear de pessoas optimistas e motivadas. Esforce-se ao máximo e tente tudo o que esteja ao seu alcance para superar qualquer obstáculo.
  2. Verifique se aquilo que quer atingir já foi conseguido por alguém. Em caso positivo, pesquise como é que essa pessoa resolveu os problemas inerentes à situação e utilize-a como modelo a seguir. Considere todas as saídas possíveis, desde formação específica, a consultas com quem o possa auxiliar a desenvolver uma estratégia de acção adequada.
  3. Não evite os problemas, antes pelo contrário, enfrente-os corajosamente. Quanto mais protelar as coisas, maiores proporções estas tomarão e mais difícil será então resolve-las. Por vezes, pequenos contratempos que se resolveriam facilmente se tratados de início acabam por se transformar em grandes dores de cabeça.
  4. Deliberadamente, adopte uma atitude positiva e procure todas as vantagens e benefícios da questão. Não se esqueça que para tudo existe um lado positivo e negativo. Assim, por maior que o problema seja, haverá sempre pontos positivos que o poderão beneficiar.
  5. Visualize o que acontecerá quando tiver ultrapassado os problemas e alcançado aquilo que deseja. Como estará o meio à sua volta? Por quem estará acompanhado e o que é que essa ou essas pessoas lhe dirão? O que terá mudado? Sobretudo, como se sentirá então? Caso essa visualização seja atraente e lhe traga a percepção que vale a pena usar todos os esforços para vencer as contrariedades, desenvolva um plano de acção específico e comprometa-se a seguir sempre em frente e nunca desistir.

Uma das coisas determinantes para o sucesso é a atitude perante as adversidades. Não podemos escolher as dificuldades que vamos encontrar ao longo do nosso percurso, mas podemos decerto escolher as acções a desenvolver para superar essas dificuldades.

Alguém disse um dia que o que importa verdadeiramente não são os acontecimentos mas sim as atitudes que tomamos perante esses acontecimentos. Esta é uma grande verdade que deveríamos sempre ter em mente. Compreenda também que só o facto de superar algo considerado difícil pode contribuir para elevar a auto-estima e servir de alavanca para outras realizações que nem sequer sonhava ser possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário