quinta-feira, 11 de março de 2010

Desenvolver uma Mentalidade para o Sucesso



Já deve ter ouvido dizer que o sucesso é um estado de espírito. Já alguma vez pensou porque é que duas pessoas, usando exactamente os mesmos meios e técnicas, tentam em simultâneo alcançar o mesmo objectivo e apenas uma delas acaba por ser bem sucedida? Será simples sorte? Tenacidade? Capacidade de trabalho? A verdade é que, na maioria das vezes, é somente o padrão de pensamento de cada um de nós que determina o fracasso ou o sucesso.


E afinal, o que é um padrão de pensamento? Tipicamente, um padrão de pensamento mais não é do que o seu estado de espírito predominante ao longo do tempo. Trata-se daquilo em que costuma pensar no quotidiano, da forma como o faz, em que se focaliza e o que espera das suas experiências diárias. Se pensar sempre negativamente, se esperar sempre o pior de cada acontecimento, se for pessimista nas suas opiniões, então será precisamente o que estará a desenhar para a sua vida. Por outro lado, ao pensar positivamente, ao esperar sempre o melhor de cada situação e ao focalizar-se num bom resultado, na maioria das vezes obterá isso mesmo da vida.


Uma mentalidade direccionada para o sucesso é importante na medida em que impulsiona a sua confiança e auto-estima. Significa que acredita em si próprio e nas suas capacidades. Acredita que será capaz de ser bem sucedido em praticamente tudo o que tente e está disposto a dar o seu melhor para que tal aconteça. Quanto mais tentativas realizar, mais confiança e auto-estima vai construindo, até se tornar praticamente imparável. Por outro lado, a falta de confiança e auto-estima é geralmente acompanhada por um sentimento de impotência, que é exactamente o oposto daquilo que se pretende. Significa que não vê nenhuma vantagem em lutar pelos seus sonhos porque acredita que, de qualquer forma, nunca será bem sucedido. Obviamente, este tipo de padrão de pensamento é a fórmula ideal para o fracasso, seja em que empreendimento for.


Sem um padrão de pensamento direccionado para o sucesso, uma única falha é suficiente para que se convença que é uma pura perda de tempo perseguir os seus sonhos. Tenacidade e determinação não existem no seu mundo. Se não alcançar o sucesso à primeira tentativa, depreende que o mesmo não lhe está destinado e acaba por desistir, mesmo sabendo que poucas coisas valiosas são obtidas de um modo fácil. Contudo, se a sua mentalidade estiver direccionada para o sucesso, terá a consciência que falhar não é o fim do mundo. Tratou-se apenas de um método que não funcionou da forma que estava à espera. De facto, é para si óbvio que a única verdadeira falha ocorre simplesmente quando desiste dos seus sonhos.


Um padrão de pensamento direccionado para o sucesso encoraja acções produtivas.
Já alguma vez teve a sensação de andar em círculos por não saber a melhor forma de se aproximar de um determinado objectivo? Talvez tivesse uma ideia do método adequado para lá chegar mas sentiu-se intimidado pelas acções a desenvolver. Como resultado, poderá ter sabotado os seus esforços, enquanto procurava em vão por uma via mais fácil e menos assustadora.


Com um padrão de pensamento verdadeiramente direccionado para o sucesso, saberá sempre quais os passos mais eficientes que o encaminham de forma directa e segura para a sua meta. E terá também confiança e determinação para perseguir esses objectivos.


Para desenvolver esse tipo de mentalidade, considere o seguinte:

  • Siga os seus sonhos e determine o que quer da vida
  • Pense de uma forma positiva
  • Acredite em si próprio e nas suas capacidades
  • Acredite que consegue fazer melhor
  • Aprenda, cresça e faça por evoluir
  • Esteja disposto a correr riscos
  • Dê o seu melhor em tudo o que faz
  • Espere sempre o melhor em todas as situações
  • Esteja disposto a falhar
  • Quando falhar, reformule e tente uma nova abordagem
  • Seja persistente e não conseguirá impedir que o sucesso venha ao seu encontro.

Sem comentários:

Enviar um comentário