quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Como esperar sempre o melhor


É possível que por vezes lhe aconteça ficar mergulhado numa onda de pessimismo. Nessas ocasiões, a tendência é a de pintar os piores cenários possíveis para o que lhe vai acontecendo. Possivelmente nem se aperceberá que o está a fazer, uma vez que tudo se processa ao nível do subconsciente. Contudo, um dia vai compreender que essa negatividade não só o atrapalha como é até causadora de fracasso e perdas na sua vida. Então, cansado, decide que já basta e que deseja mudar para um nível de pensamentos mais positivos.


Vai verificar que esta não é uma determinação fácil de concretizar, uma vez que os pensamentos negativos tendem a multiplicar-se de uma forma mecânica. Contudo, saiba que não é impossível. Tudo é uma questão de hábitos. Só precisa de paciência e persistência e, sobretudo, de uma forte determinação.


Aqui ficam três passos que poderá seguir para esperar sempre o melhor de todas as circunstâncias:

  1. Desenvolver um nível forte de auto-consciência
    Os pensamentos negativos são formados ao nível do subconsciente. Poderemos dizer que são como um hábito que adquirimos ao longo do tempo. Por determinadas circunstâncias, criámos esse padrão a respeito de pessoas ou circunstâncias. A maior parte das vezes carregamos esse fardo desde a infância, altura em que os nossos progenitores, professores ou encarregados de educação nos transmitiram essa forma de pensar pessimista ou derrotista. Pode também ter ocorrido uma ou outra situação menos feliz que entretanto generalizámos, passando a acreditar que era válida para todas as circunstâncias. O facto é que nos habituámos de tal forma a ter esses pensamentos negativos que nem nos apercebemos do mecanismo existente por detrás da sua criação.

    Uma boa forma de inverter todo esse processo passa por fazer verificações de controlo várias vezes por dia. Em primeiro lugar preste atenção ao que está a sentir. Se sentir que está produtivo e motivado, é provável que esteja a criar pensamentos positivos. Pelo contrário, se verificar que se sente irritado, pessimista e ansioso, muito provavelmente estará a focalizar-se mais em pensamentos negativos. Desenvolva conscientemente a capacidade de reconhecer o que se está a passar na sua mente.
  2. Alterar o padrão dos pensamentos
    Se verificar que a negatividade se instalou, proceda de imediato a uma alteração no padrão dos seus pensamentos. Necessita somente de força de vontade e de concentração. Por exemplo, se sentir dúvidas quanto à sua capacidade de acabar um trabalho a tempo, poderá manter um diálogo interno mais ou menos como este: “Agora estou a sentir-me um pouco preocupado mas está tudo bem. Sou competente e dinâmico. Vou dar o meu melhor e tudo correrá bem, acabarei por cumprir os meus objectivos.” Mesmo que nenhuma circunstância externa se modifique, esta conversa interna irá fazer com que pense e actue de uma forma positiva.
  3. Desenvolver hábitos e expectativas positivas
    Ao mesmo tempo que vai alterando os seus pensamentos, focalize-se diariamente em desenvolver hábitos e expectativas positivos. Várias vezes ao dia, especialmente ao acordar, faça uso de afirmações positivas. Eis alguns exemplos que poderá seleccionar:

    - Hoje vai ser um excelente dia!
    - Hoje vou aproveitar em pleno todas as oportunidades de prosperidade e divertimento
    - Cada dia que passa me sinto mais optimista e confiante!
    - Hoje escolho ser feliz e ver o lado bom em tudo o que acontece à minha volta
    - Hoje escolho atrair experiências positivas para a minha vida
    - Cada dia que passa me aproximo mais e mais dos meus sonhos

    Quando se deparar com obstáculos ou problemas, encare-os como oportunidades de aprendizagem e crescimento. Ao esforçar-se por modificar o modo como percepciona as experiências da sua vida, poderá facilmente erradicar, se não todos, pelo menos a maior parte dos pensamentos negativos. E dessa forma estará a capacitar-se para atrair melhores circunstâncias para a sua vida. Antes que se aperceba, estará a desfrutar de melhores oportunidades, bem como da amizade e companhia de pessoas que se encontram nas mesmas vibrações de sucesso.

Sem comentários:

Enviar um comentário