quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

A Felicidade é Hoje e não Amanhã


As estatísticas dizem que a maioria das pessoas cria expectativas sobre o que as faria felizes, não conseguindo obter a mínima satisfação enquanto essas expectativas não se realizam. O pior de tudo é que mesmo quando as coisas se concretizam conforme idealizado, só muito raramente essas pessoas ficam satisfeitas. Em vez disso, criam novas expectativas, desta vez maiores e mais distantes, convencidos que estas então os farão mais felizes. Nunca se permitem alcançar um nível de contentamento, querem sempre mais e mais.

E você, identifica-se com essas pessoas? Continua à espera que as circunstâncias exteriores se modifiquem para que se permita ser feliz? Se sim, não se preocupe pois sou portadora de boas notícias. Pode decidir ser feliz AGORA, mesmo que nem tudo seja perfeito na sua vida. Aqui ficam três passos que pode seguir para que comece a verificar mudanças de atitude significativas:
  1. Cultive sentimentos de gratidão
    A gratidão é de longe um dos mais poderosos sentimentos que pode adoptar. Não só o fará sentir-se bem, como irá transferir o seu foco daquilo que não tem para aquilo que já tem de bom. Ao sentir-se grato por aquilo que tem, mesmo pelas coisas mais banais e que à primeira vista possa considerar um dado adquirido, estará a evitar preocupar-se com as coisas que eventualmente estejam a faltar na sua vida. Ao transferir a sua atenção para tudo aquilo que tem de bom, estará de facto a atrair mais coisas boas para a sua vida.
  2. Reserve tempo para desfrutar as coisas boas da vida
    Se passar a maior parte do seu tempo sentindo-se stressado e disperso, será difícil encontrar prazer e alegria de viver. Para ser feliz, precisa arranjar tempo para relaxar, sonhar e aproveitar cada momento que passa. A partir de hoje, assegure-se que reserva regularmente alguns minutos para fazer aquilo que gosta. Leia livros que estimulam a sua imaginação, ouça música que o relaxe e inspire, faça caminhadas na natureza e, acima de tudo, esforce-se para apreciar a vida como ela é. Aprecie o sol que brilha e aquece o seu corpo, a chuva que cai e deixa um cheiro a terra molhada, convidando à introspecção, o chilreio dos pássaros no arvoredo, o odor das flores nos canteiros. Cada momento nos traz algo de novo e inspirador, só é preciso ter consciência disso.
  3. Aprecie a Jornada
    A maioria de nós comete o erro de colocar grandes expectativas em resultados longínquos no tempo. Acreditamos que uma vez “chegados lá” tudo será então perfeito e finalmente nos sentiremos felizes e realizados. Contudo, o maior benefício está em apreciar a jornada enquanto ela se desenrola, independentemente de seja qual for o nosso destino. Faça por se divertir tanto quanto possível enquanto caminha na direcção dos seus objectivos. Aproveite a sensação de auto-domínio e realização que obtém com cada sonho que realiza. Para que o resultado final tenha um gosto especial, faça com que a cada metro da jornada valha a pena.


A coisa mais importante para aprender acerca da felicidade é que esta é grandemente resultado das escolhas que vamos fazendo a cada momento. É certo que existem situações penosas e difíceis de ultrapassar mas também é certo que a maioria das vezes permitimos que coisas insignificantes nos incomodem e desviem da nossa felicidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário