terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Como trazer equilíbrio para a sua vida


Quando tudo parece fora de controlo e se vê envolvido em inúmeros afazeres que o fazem correr em várias direcções, é natural que ao fim de um tempo se sinta esgotado e stressado.

Pode não acreditar mas o equilíbrio da sua vida não requer grandes mudanças. Não é necessário que se despeça do seu emprego, abandone a família ou se retire para um ashram distante para que se sinta em paz e sossego. O verdadeiro equilíbrio tem início em primeiro lugar no seu interior e não propriamente no que possa estar a acontecer no mundo exterior.

Eis alguns truques para começar a usufruir de paz interior e harmonia:

  1. Silêncio
    Uma das primeiras coisas que pomos de parte quando estamos muito ocupados, é o tempo para nós próprios. Em vez disso, gastamos toda a nossa energia e atenção em múltiplas tarefas e solicitações, em tudo aquilo que a sociedade encara como “gerador de produtividade”. Mas o que acontece é que, com o passar do tempo, a nossa energia esgota-se e começamos a sentir-nos sobrecarregados por tantas responsabilidades.

    Para que tenha uma vida mais equilibrada, é indispensável que reserve algum tempo para si próprio. Pode argumentar que não tem tempo livre disponível mas uma coisa extraordinária acontece quando consegue arranjar tempo diariamente para si: começará a sentir-se feliz, com mais energia e com maior capacidade de concentração. Acabará por verificar que é possível realizar mais coisas em menos tempo. Não foi por acaso que Gandhi afirmou um dia: “Tenho tanto para fazer hoje que vou precisar de meditar duas vezes mais!”.

    A verdade é que uns simples 20 a 30 minutos “gastos” em meditação, na leitura de um livro que transmita inspiração ou simplesmente a escutar a sua música favorita podem ser verdadeiramente proveitosos ao transmitir-lhe sentimentos de paz e alegria.
  2. Cuidar de si
    Além de disponibilizar tempo para as coisas que gosta e lhe transmitem tranquilidade e paz de espírito, existem outras formas de regularmente se mimar. É o caso de reservar um período de 8 horas para o seu sono (ou o tempo que o seu organismo necessite), optar por uma dieta saudável e nutritiva, praticar exercício físico com regularidade ou mesmo falar amavelmente consigo próprio.

    Quando estamos esgotados ou stressados, qualquer contrariedade que surja nos parece um pesadelo. Por outro lado, quando nos sentimos equilibrados e repousados, sentimo-nos capazes de enfrentar os maiores problemas do mundo. Cuidar de nós próprios é uma forma de reabastecimento de energia, paz interior e contentamento.
  3. Flexibilidade
    Sabia que ter expectativas rígidas é uma das principais causas de stress? Volta e meia todos temos tendência a imaginar como as nossas vidas “deveriam ser”. Quando constatamos que as circunstâncias exteriores não acompanham as nossas expectativas, temos tendência a sentir-nos aborrecidos e irritados. Um estado de espírito flexível contribuirá para evitar essa tendência. Por outras palavras, aprenda a desligar-se de quaisquer expectativas irrealistas e permita-se aceitar as circunstâncias que são alheias à sua vontade. Ao possuir flexibilidade, encontra-se capacitado a ultrapassar os desafios e obstáculos da vida sem dramas nem frustrações. Ser como a árvore que se inclina com o vento, é a maneira mais simples de não se deixar derrubar.

    Obviamente não lhe estou a dizer para aceitar tudo o que acontece à sua volta com resignação e conformismo. Poderá e deverá sempre examinar as circunstâncias exteriores e verificar se é possível modificar alguma coisa que não lhe agrada particularmente. Tudo o que esteja nas suas mãos fazer para mudar as coisas para melhor, simplesmente faça-o. Mas se não poder fazer nada, aceite as coisas como são e não se martirize.

    Poderá sempre libertar-se de algumas obrigações que deixaram de ser importantes para si ou que simplesmente deixaram de lhe interessar. Analise tudo o que possa estar a contribuir para esgotar o seu tempo e energia, impedindo dessa forma que progrida. Esteja disposto a libertar-se de actividades que deixaram de fazer parte do estilo de vida que ambiciona. Estará dessa forma a criar espaço para um melhor desempenho e a canalizar mais paz e alegria para a sua vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário