terça-feira, 17 de novembro de 2009

A prática da meditação



Meditação refere-se a um estado em que o corpo e a mente estão conscientemente relaxados e focalizados. Os seus praticantes relatam uma maior sensibilização, focalização e concentração, bem assim como uma perspectiva mais positiva da vida.

A prática da meditação está vulgarmente associada com misticismo e outras disciplinas espirituais, contudo ninguém precisa de ser um monge para usufruir dos seus benefícios. E também não há necessidade de se estar num lugar inusitado - a sua própria sala de estar ou o seu quarto são mais que suficientes.

Se bem que existam diferentes abordagens para a meditação, os principais fundamentos continuam inalterados. O princípio mais importante é a remoção de todos os pensamentos negativos e devaneios, acalmando a mente com um profundo sentido de focalização. Esse procedimento, por si só, limpa a mente e prepara-a para uma qualidade superior de actividade.

Para que a mente se possa focalizar em pensamentos mais profundos e significativos, é necessário que primeiro se expulsem todos os pensamentos negativos que possam contribuir para a poluição da mente, tal como por exemplo o barulho que os vizinhos costumam fazer, relacionamentos eventualmente conflituosos, a multa de trânsito, o spam indesejado ou o vírus que danificou o computador.

Alguns praticantes excluem mesmo todas as entradas sensoriais – audição, visão e tacto – e tentam alhear-se de toda a comoção à sua volta. É possível então a focalização em pensamentos profundos e vastos. Pode parecer assustador ao princípio, uma vez que não estamos habituados a desligar-nos da actividade sensorial mas, dando continuidade a esse exercício, paradoxalmente o resultado é uma maior atenção a tudo o que nos rodeia.

Procure uma posição que o permita relaxar e focalizar-se, em detrimento de posições mais complicadas utilizadas por quem pratica exercícios de yoga há muitos anos. Será preferível estar sentado, uma vez que a posição de deitado tem o senão de induzir ao adormecimento. Procure que as suas costas se mantenham direitas mas não rígidas ou tensas.

Utilize roupas largas, confortáveis e claras. Poderá mesmo adquirir uma túnica específica que utiliza somente para a prática da meditação, acompanhada ou não de adereços específicos para a ocasião.

Escolha o local apropriado para a sua prática. Pode ser na sua sala de estar, no quarto ou numa saleta pouco utilizada mas acolhedora. O importante é que se sinta bem e em paz nesse lugar, por isso este deverá estar limpo e arejado. Poderá colocar uma jarra de flores, ou um prato com seixos e água, ou um incensório ou velas aromáticas. Escolha simplesmente aquilo com que se sinta melhor e que melhor funcione como um ritual para a actividade. A maioria das pessoas prefere o silêncio, contudo pode experimentar como se sente com uma música de fundo suave e relaxante. Desligue o telefone e o telemóvel e mantenha-se isolado de barulhos como o accionar de elevadores ou o trepidar de electrodomésticos.

Os monges que observa na televisão a repetir sons monótonos estão na realidade a concentrar-se nos seus mantras, o que para esses praticantes representa um valor místico. Obviamente que não precisa de os imitar se não entende minimamente qual o significado mas é importante que perceba que a focalização em acções repetidas tal como a respiração e a oração ajudam o praticante a entrar num estado elevado de consciência. Sendo que a focalização é importante, poderá experimentar focalizar-se num objecto específico ou até, com os olhos abertos, concentrar-se num determinado ponto à sua escolha.

Os estudos e pesquisas mostraram há muito que a meditação é benéfica para o corpo, para a mente e para o espírito. Por isso, aproveite o interesse crescente que a comunidade dedica aos efeitos da meditação e comece hoje mesmo a sua prática.

2 comentários:

  1. Gostei muito deste espaço!

    Um grande abraço alegre,

    Angela

    www.mudancacriativa.com

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  2. Obrigada pelo seu simpático comentário, Angela.

    Um abraço!
    Hetema

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