quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Desenvolver uma Atitude Positiva


Não raro somos forçados a conviver com pessoas que passam a vida a queixar-se por tudo e por nada que lhes acontece na vida. É como se uma nuvem cinzenta pairasse permanentemente sobre as suas cabeças. Não só essas pessoas não são uma companhia agradável, dada a negatividade que emitem, como se torna desgastante estar na sua presença.

De facto, saiba que uma atitude negativa não só o fará miserável a si próprio como a toda a gente à sua volta. Por outro lado, uma atitude positiva transforma-o numa pessoa com quem toda a gente deseja estar, uma pessoa que ama a vida e vivencia constantemente coisas grandiosas.

Se prefere pertencer ao segundo grupo de pessoas, então leia a seguir alguns procedimentos fáceis para desenvolver uma atitude positiva.
  1. Faça aquilo que gosta
    Isso aplica-se não só às actividades que desenvolve nos seus tempos livres, como também à sua actividade profissional que, afinal de contas, lhe ocupa a maior parte do seu tempo. Gosta da sua profissão? As tarefas que realiza no seu emprego transmitem-lhe sentimentos de propósito e realização? Se a resposta for negativa, considere explorar outras opções de carreira, de modo a mudar-se para um trabalho que seja do seu agrado. Quando desenvolve regularmente actividades que o fazem feliz, não pode evitar sentir-se bem consigo próprio e com a vida, o que se traduz numa atitude positiva.
  2. Espere sempre o melhor
    É fácil adquirir o hábito de ver trevas e maldição em tudo o que o rodeia mas, ao fazê-lo, está a focalizar-se na negatividade. Em vez disso, tome conscientemente a decisão de esperar sempre o melhor em todas as situações, mesmo que o seu primeiro impulso tenha sido o pensamento negativo. Afirme para si próprio com frequência: “Isto vai funcionar na perfeição! Coisas maravilhosas vão acontecer hoje!”. Quanto mais repetir estas afirmações, mais provável será que comece a acreditar nelas. Consequentemente, bons resultados começarão a fazer parte da sua experiência.
  3. Ponha a sua moral para cima
    Pense e fale consigo próprio de modo positivo. Muitas pessoas têm o hábito de se menosprezar, o que se traduz em sentimentos de frustração e pessimismo. Adquira o costume de se elevar a si próprio através de um diálogo interno positivo. Afirme as suas boas qualidades e não dê importância às suas qualidades negativas. Afirme que está a trabalhar para o seu próprio progresso, que não é perfeito mas, apesar disso, é uma pessoa importante e digna.
  4. Ponha a moral dos outros para cima
    Sempre que possa, faça um esforço para encorajar, apoiar e cumprimentar as pessoas que encontra. Isso é válido tanto para pessoas que conhece bem como para desconhecidos com quem se cruza ocasionalmente. Quanto mais se focalizar em incentivar a positividade nos outros, mais positivo se tornará, bem assim como melhor se sentirá consigo próprio.
  5. Pense sobretudo nos seus pontos fortes
    Quanto mais se preocupar com as suas fraquezas e “fracassos”, mais pessimista se irá sentir. Em vez disso, afirme consistentemente os seus pontos fortes, talentos e capacidades. Acabará por se sentir fortalecido e em controlo das circunstâncias, o que por seu turno fará com que a sua atitude melhore.

Sem comentários:

Enviar um comentário