terça-feira, 15 de setembro de 2009

Mantenha um diálogo interno positivo!


Tem alturas em que sente como se estivesse a fazer boicote ao sucesso? Assim que começa a definir metas para si mesmo, surgem-lhe repentinamente pensamentos aflitivos de que não se encontra à altura da tarefa, ou que simplesmente não tem qualificações suficientes para a desenvolver?

Quando define metas para si próprio, sente-se entusiasmado mas esse entusiasmo inicial é depois substituído por pensamentos de dúvida e auto-derrota que refreiam de imediato o seu impulso de caminhar na direcção dessas metas?

Se se identifica com alguma das situações referidas, precisa de mudar a maneira de responder ao seu diálogo interno. Precisa contrariar a negatividade e superar os pensamentos que lhe provocam ansiedade. De facto, não é fácil alcançar objectivos na vida quando se está constantemente a auto-sabotar o sucesso com pensamentos de desânimo e frustração. Muitos de nós, na verdade, nem sequer percebemos que temos esses pensamentos. Tudo o que sabemos é que não temos a confiança necessária para manter os nossos planos e alcançar os nossos objectivos.

Manter um diálogo interno positivo é uma forma eficaz de definir metas e garantir o seu prosseguimento. A forma como isso funciona é a seguinte:
  1. Decida que objectivos são de facto importantes para si.
  2. Estabeleça o roteiro de como vai atingir esses objectivos.
  3. Quando as dúvidas se instalarem, responda com afirmações que provem o seu sucesso sem se entregar à pressão negativa. São requeridas afirmações do tipo:

    “Eu sou capaz de fazer aquilo a que me proponho”
    “Eu mereço o sucesso”
    “Cada dia que passa me sinto mais capaz”
    “Eu caminho na direcção das minhas metas”

Uma vez que está a ler este artigo, é claro que não é um desistente e muito menos um falhado, por isso comece desde já a acreditar em si próprio.


Artigo publicado em http://www.webartigos.com/ em 10/04/2010


Sem comentários:

Enviar um comentário