terça-feira, 8 de setembro de 2009

Como ser um Líder


Ninguém nasce líder. Um líder é criado e todo o processo inerente a essa criação tem início na mente.

Se gostaria de se tornar um líder forte, que inspira e impulsiona os outros para a excelência, transmitindo-lhes uma imagem de confiança, deve começar por aprender o que fazem os grandes líderes. Eis algumas pistas:


  1. Auto-discipline-se para atingir as suas metas
    Ao longo da história, todo o grande líder teve de adquirir mestria em auto-disciplina e força de vontade, a fim de se manter concentrado nos seus objectivos. Torna-se também fundamental que tenha uma meta pré-estabelecida, caso contrário não faz sentido a liderança.

  2. Seja determinado e saiba seguir sempre em frente
    É necessário que seja suficientemente determinado para que se encontre no sítio em que é necessário que esteja, mesmo que não o deseje. Ao resistir à tentação de desistir, está a dar um exemplo aos outros.

  3. Dê um feedback positivo
    Esforce-se por manter as suas emoções sob controlo e por não fazer transparecer sinais de hesitação ou incerteza. Às vezes é necessário praticar a arte de silenciar os pensamentos sempre que os sinta inadequados, a fim de transmitir um exemplo positivo.

  4. Projecte as suas metas
    Se as pessoas não compreenderem totalmente o significado mais profundo no trabalho do seu líder, não vão partilhar a sua visão ou ética. A cada passo do processo, comunique com a sua equipa para se certificar que estão todos no mesmo comprimento de onda e sabem o que se espera deles.

  5. Envolva toda a sua equipa nos seus planos
    Tenha todos os elementos da sua equipa envolvidos no processo de planeamento e implementação das suas ideias. Isto transmite a todos um maior sentimento de propriedade e pertença para o resultado final.

  6. Distribua elogios sem parcimónia
    Elogios e críticas construtivas são essenciais. O hábito de elogiar e criticar o trabalho dos outros pode fazer toda a diferença na capacidade de liderança. Certifique-se que elogia publicamente as pessoas que fazem um excelente trabalho para si pois dessa forma estará a transmitir-lhes um sentimento de realização e motivação para fazer ainda melhor.

  7. Tenha o cuidado de fazer crítica construtiva
    Quando alguém faz alguma coisa errado, ofereça crítica construtiva. Neste caso, ao contrário de quando elogia, faça-o em privado. Sugira soluções de melhoria e esteja sempre disponível para responder a todas as perguntas. As pessoas vão aceitar de bom grado o seu contributo pois saberão que a sua intenção é ajudar e não prejudicar.

  8. Conheça a sua equipa
    Não consegue conduzir eficazmente um grupo de pessoas se não conseguir perceber quais as suas esperanças, sonhos, luta, conflitos e objectivos. Todas as boas intenções do mundo não terão um significado por aí além se não tiver um verdadeiro conhecimento das pessoas com quem trabalha. Converse com todos os membros da sua equipa para ficar a conhecê-los. Ao estabelecer um vínculo pessoal irá obter o fortalecimento das relações profissionais. Todos vão querer dar o seu melhor porque você significará mais do que apenas um "patrão".

  9. Em primeiro lugar, seja o líder da sua equipa e só depois o amigo
    Você é o líder e isso significa que tem que tomar decisões difíceis ao longo do tempo. Estas decisões não podem ser afectadas por relacionamentos pessoais. Há momentos em que tem de tomar medidas desagradáveis. Despedir, despromover e responsabilizar as pessoas pelas suas acções pode ser uma tarefa difícil e desagradável. Como líder, é de sua responsabilidade lidar com estas questões.

Independentemente de até onde leva o seu papel, tenha sempre a convicção que pode ser um líder forte. Lembre-se sempre que, a fim de conduzir os outros, deverá saber qual o destino. E lembre-se também que as suas acções vão falar sempre mais alto do que qualquer coisa que possa dizer. Para ganhar o respeito dos outros, deve esforçar-se para dar o exemplo em todas as áreas da sua vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário