sábado, 15 de agosto de 2009

Respeite o seu tempo




Saber respeitar o seu tempo é uma opção que, a ser desenvolvida, certamente se irá fazer reflectir na qualidade do trabalho que desenvolve. Tempo é dinheiro, ouvimos dizer desde sempre. E isso é de facto bem verdade. Afinal de contas, a nossa vida é o resultado daquilo que fazemos com o nosso próprio tempo. Por isso, aprenda a não o esbanjar e a geri-lo da melhor forma.

A seguir, pode encontrar seis simples medidas de carácter prático que o ajudarão certamente a gerir melhor o seu tempo.

  1. Seja organizado
    Escreva uma lista com as tarefas que tem de desenvolver ao longo do dia ou da semana.
    Inclua um prazo para o seu cumprimento, ou pelo menos estabeleça consigo próprio um limite de tempo para cada uma das tarefas.
    Utilize essa lista para organizar a sua agenda. Considere essas tarefas como um compromisso consigo próprio tal como se estivesse a estabelecer compromissos com outras pessoas.

  2. Estabeleça quais as tarefas que são realmente importantes e urgentes e quais as que não são
    Tenha em consideração que poderá sempre utilizar o recurso de delegar algumas das tarefas em alguém que lhe seja próximo. Por mais que nos esforcemos, nem sempre conseguimos fazer tudo sozinhos e, por vezes, é mesmo necessário pedir ajuda.

  3. Aprenda a dizer NÃO
    O nosso tempo, tal como o dos outros, não é ilimitado e nem sempre é possível responder a todas as solicitações.
    Mais uma vez, há que seguir critérios e prioridades. Decida-se a escolher o que é realmente importante ou urgente e a simplesmente dizer NÃO a tarefas que sabemos de antemão não ter tempo útil para realizar.

  4. Aproveite o seu tempo ao máximoPequenas coisas (como por exemplo ir verificar a sua correspondência enquanto espera que a máquina da roupa acabe o programa de lavagem ou adquirir um telefone com tecnologia de mãos livres para falar com os seus familiares e amigos enquanto prepara as refeições ou passa a roupa a ferro), são um exemplo de estratégias que lhe permitem rentabilizar o seu tempo ao máximo.

  5. Espere o inesperado
    Não caia na tentação de ocupar todas as horas e minutos da sua agenda diária. Saiba sempre guardar um pequeno período de tempo para os imprevistos. Acredite que estes estão sempre a acontecer e que podem pôr em causa o seu desempenho. E se não acontecerem imprevistos pode sempre utilizar esse acréscimo de tempo simplesmente para relaxar e reflectir sobre novas estratégias de acção.

  6. Seja atencioso com os outros e consigo próprio
    Procure ter sempre tempo para despender com a sua família e amigos. Afinal de contas, estes são o nosso suporte e a fonte da nossa felicidade e bem-estar.
    E certamente também de uma importância vital é o facto de com frequência se permitir estar sozinho. Vai ver que esse tempo que consiga reservar para si próprio, por pouco que seja, o ajudará a recarregar energias.
Artigo publicado em http://www.webartigos.com/ em 2/12/2009

Sem comentários:

Enviar um comentário