domingo, 5 de julho de 2009

Viver no presente


Mantenha o seu foco no presente. Esteja atento a tudo o que acontece, sem deixar que a mente o retire do momento.

Se por exemplo estiver a comer, traga a sua atenção para o facto de estar a comer. Explore a textura da comida, tome atenção ao paladar e à sensação de conforto que a ingestão da comida provoca. Mantenha-se atento ao ambiente, às pessoas ao seu redor, aos objectos e sons.

Se estiver a caminhar, traga a sua atenção para o facto de estar a caminhar. Observe os sítios por onde está a passar, as pessoas que vai ultrapassando ou que o ultrapassam, os automóveis que circulam na estrada ou as flores e as árvores que o rodeiam se estiver num parque.

Faça este exercício com regularidade, até verificar que a mente deixou de saltitar de memórias do passado para expectativas do futuro. Pretende-se trazer a consciência para o aqui e agora.

O presente é precioso, na medida em que somente o presente existe. Na verdade, o passado já passou e o futuro ainda está por acontecer. Não vai poder trazer de volta o passado e não vale a pena preocupar-se com o futuro pois este irá manifestar-se a seu tempo e a seu modo. Assim, esforce-se por limpar a sua mente de ilusões e preocupações e saiba extrair de cada acontecimento o seu significado mais profundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário