terça-feira, 28 de julho de 2009

Exercício de Meditação


É recomendável que reserve pelo menos 20 minutos por dia para a prática da meditação. Escolha um sítio arejado e limpo em que possa estar sozinho e sem ser interrompido. Deverá sentar-se preferencialmente em postura de lótus, contudo se notar qualquer desconforto deverá simplesmente adoptar uma posição em que se sinta bem.

Algumas pessoas conseguem uma melhor concentração colocando uma música suave e relaxante como fundo. Verifique o que resulta melhor consigo. Feche os olhos ou mantenha-os semi-cerrados, se tem tendência a adormecer. De seguida siga os seguintes passos:


  1. Comece a controlar a sua respiração, inspirando e expirando profunda e prolongadamente.

  2. Relaxe cada músculo do corpo, um a um (cabeça, rosto, pescoço, costas, abdómen, braços, mãos, dedos, ancas, pernas e pés). Se notar qualquer tensão faça por relaxar os músculos ou tendões da área em questão.

  3. Se lhe ocorrerem pensamentos dispersos, não os reprima mas afaste-os com gentileza. Simplesmente deixe-os ir como se fossem cenas de um filme.

  4. Concentre-se na música, num som disperso ou numa imagem.

  5. Visualize-se envolto em luz, recebendo luz do universo e ao mesmo tempo iluminando tudo à sua volta. Mantenha-se focalizado na luz, somente na luz.

  6. A cada respiração tente ir mais fundo no seu estado de relaxamento.

Notará que sentirá paz e felicidade ao retornar deste exercício de meditação.

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